07
1852 Numa carta dirigida ao governador de Cuba, queixa-se de que algumas pessoas continuam amancebadas, porque a autoridade não lhes permite casar, por serem de outra raça. Solicita-lhe que proceda à abolição desta lei; caso contrário, terá de recorrer ao Governo de Madrid.
1859 Informa o Núncio de que, à quarta tentativa, encontrou um sucessor para a vaga da diocese de Santiago: D. Manuel Negueruela, de Valhadolid.
1859 Inicia a novena das Dores, na igreja de São Fernando (Madrid).
NOVA EXPANSÃO (1922-1934)
A PROVÍNCIA DOS ESTADOS UNIDOSEm 17 de julho de 1923, os Estados Unidos deixaram de fazer parte da Vice-Província de EUA-México e converteram-se numa Província Independente, com a designação de Estados Unidos-Canadá. A Cúria Provincial sediou-se em São Gabriel, e o P. André Resa foi nomeado seu primeiro superior provincial. As Missões e Casas do Panamá, onde os Missionários iriam desenvolver uma intensa atividade apostólica, passaram a depender deste novo Organismo. Revelou-se importante a amizade do cardeal e arcebispo, Mons. D. G. W. Mundelein, que facilitou muito a entrada em Chicago. Foi uma época rica em novas fundações: Phoenix (Arizona, 1925), Sweetwater e Fort Worth (Texas, 1926). Durante os primeiros vinte e cinco anos, houve poucos missionários, mas todos eles muito dedicados. O cardeal Mundelein daria a bênção, em 192, à igreja de Guadalupe. Aí se instituiu a Novena Perpétua a São Judas Tadeu e, em 1932, o mesmo Cardeal aprovaria a Liga de São Judas, graças à qual se estendeu extraordinariamente a devoção àquele Apóstolo, que atingiria uma enorme popularidade.
CÁNDIDO BAJO, CMF
Subdirector General (1894-1969)Fuentenebro (Burgos, España). Procedente de uma família de pastores, a sua mãe presenciou a morte do pai, provocada por um raio. Este facto obrigou-o a dedicar-se ao pastoreio, sem muito tempo para estudar. Aos treze anos, entrou no colégio de S. Domingos da Calçada, devido à pregação dos missionários e do seu tio, P. Zeferino Pecharromán. De inteligência brilhante, foi ordenado sacerdote, em 1920. Passou a exercer o cargo de professor, em Segóvia e Beire, até ser nomeado Provincial de Castela, em 1938. A desmembração da Província de Castela, em 1950, augurava a sua ruína económica, mas ele impulsionou e consolidou a nova realidade, graças a fundações como o Colégio Claret de Madrid ou a construção da futura Cúria Provincial, na Rua Víctor Pradera. Em 1955, foi nomeado subdiretor geral, cargo que ocupou até 1961, um tempo de grandes obras, em Roma e em Salamanca. Voltou a governar a Província de Castela, antes de falecer, em Madrid, no dia 21 de abril.
A VIRTUDE DA MODÉSTIA
Repetidas vezes o dizia a mim próprio: o missionário é um espetáculo perante Deus, os anjos e os homens. Por isso, deve ser circunspecto e pulcro nas palavras, obras e atitudes. Assim, tomei a decisão de, tanto em casa como fora, falar pouco e de pesar bem as palavras que dizia… (Aut 384).
Como recomendava o Apóstolo São Paulo, reconheci que devia andar em paz com todos. Baseando-me neste princípio, nunca alimentei contendas com ninguém. Pelo contrário, procurava ser bondoso para com as pessoas… (Aut 386).
A modéstia, como é sabido, é a virtude que nos ensina a praticar todas as coisas como elas devem ser feitas. Porque temos de imitar em tudo o estilo e modo se comportar de Jesus, em cada ato, interrogava- me, e ainda hoje me pergunto, como é que o próprio Jesus procederia, em casos similares. Que cuidado, pureza e retidão de intenções usaria. Como pregaria. Como conversaria. Como comeria. Como descansaria. Como tratava todo o tipo de pessoas. Como orava. E, assim, com a ajuda do Senhor, decidi comportar-me sempre como Jesus Cristo, para poder realmente dizer como o Apóstolo: ‘Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo’ (Aut 387).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
- Tens consciência de que a melhor pregação é feita pela tua própria vida?
- Manténs um relacionamento pacífico com todos?
- Cristo é realmente o modelo, que te esforças por seguir?
- Por favor, completa estas frases, com todo o cuidado:
- O oposto da modéstia missionária é…
- O exibicionismo e a ostentação levam muitas vezes a…
- O que é bom não é narcisismo perfecionista, porque…
“Toda a renovação da Igreja consiste essencialmente em manter-se mais fiel à sua vocação. Sem vida nova e autêntico espírito evangélico, qualquer nova estrutura fica corrompida depressa” (Francisco, Evangelii gaudium, 26).